sábado, 30 de junho de 2012

Áudio-livros

Você sabe o que é um áudio-livro?
Áudio-livro é um livro em áudio, para se ouvir, também chamado de livro falado ou audiobook. Os arquivos de áudio, geralmente, são salvos em MP3, WMA, entre outros, podendo ser gratuitos ou pagos. As versões pagas contam com a vantagem de possuírem narradores profissionais contando a história, podendo haver ainda efeitos sonoros, que ajudam na interpretação do texto e evitam a monotonia na escuta. Já os gratuitos trazem uma grande variedade de obras para download, a maioria atualmente em domínio público, copyleft ou outra licença pública livre disponível, narradas por voluntários gratuitamente. Com o ritmo acelerado nas grandes cidades, os congestionamentos de trânsito, a falta de tempo para ler, muitas pessoas optaram pelos audiolivros para poder “ler” enquanto dirigem, faz ginástica ou andam de transportes públicos.
É considerado um grande recurso de Tecnologia da Informação e Comunicação Acessíveis, pois permite impulsionar a inclusão para a diversidade humana. Por meio de um áudio-livro, sujeitos com limitações visuais podem interagir com informações para projetar ações educativas e, assim, potencializar sua transformação em conhecimento. Não podemos esquecer que recursos e materiais de aprendizagem conquistam potencial significativo ao disponibilizar meios de codificar e decodificar a informação, ao potencializar motivações, interesses, responsabilidades, atenção e a interação entre pessoas com necessidades especiais, ao garantir a percepção sensorial e a relação com estímulos exteriores.
Um dos programas utilizados para a edição de áudio-livros é o Audacity, que está disponível, gratuitamente, no endereço eletrônico: http://audacity.sourceforge.net/.
Baixe o programa Audacity e construa sua história para trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais ou não, inove suas aulas com recursos da tecnologia assistiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário