quinta-feira, 7 de junho de 2012

Projeto Festa Junina

Vamos aproveitar o mês de Junho, mês das grandes Festas Juninas pelo Brasil afora e desenvolver um Projeto referente a este tema nas Escolas?!
Então para a elaboração do seu Projeto basei-se neste sobre um dos maiores temas do mês dos meses de Junho e Julho.

Projeto Festa Junina


Duração: Cerca de dez dias do mês de Junho.
Envolvidos: Crianças e adolescentes, desde a Pré-escola até o Ensino Médio.
Justificativa: O mês de Junho é marcado por grandes comemorações da Festa Junina, inicia-se em 13/06 com o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, porém o auge está no dia 24/06 com a comemoração do dia de São João, o santo que nos ensinou que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós, trazendo a mensagem "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", e seu marco final é no dia 29/06 com a comemoração do Dia de São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento, e por conta destes, dias marcantes, pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e, principalmente, dançam quadrilhas.
Objetivos Geral: Trabalhar o tema "Festa Junina" enriquecendo o conhecimento dos envolvidos quanto aos seus costumes, utilizando atividades lúdicas e prazerosas que possam contribuir para a socialização dos mesmos.
Objetivo Específicos: Conhecer as características das Festas Juninas em diferentes regiões do país; valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; compreender a história da Festa Junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; e perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
Recursos: Música; colagem; recortes; produção de enfeites para a sala de aula; brincadeiras juninas; tradições; ditados juninos; comidas típicas; origem da Festa Junina.
Ponto de relevância: Elaboração de um mural com as características de uma verdadeira Festa Junina; montar uma dança de quadrilha típica ou diferenciada para apresentação no dia estipulado pela Unidade Escolar para comemorar o mês de Festa Junina.
Avaliação: Participação, colaboração e organização dos envolvidos durante a realização das atividades.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Este projeto é de extrema importância para ser desenvolvido nas Unidades Escolares, pois somente desta maneira não perderemos a principal Cultura dos Meses de Junho e Julho, pois são eventos que acontecem há milhares de anos, mas que de dez anos para cá vem se perdendo aos poucos, não esqueça de incentivar seus alunos à resgatar os valores do nosso país, faça projetos que estimule a presença das datas comemorativas que, infelizmente nos dias de hoje, estão sendo perdidas ao longo dos anos.

Curta esta ideia, faça um projeto
para reviver uma verdadeira
e típica Festa Junina
em sua Unidade Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário