sábado, 2 de junho de 2012

Semana Mundial do Meio Ambiente - Ideias para Reciclar: Canteiros Suspensos de Garrafa PET

Já que estamos na "Semana Mundial do Meio Ambiente" hoje iremos aprender como fazer Canteiros Suspensos de Garrafa PET (Poli Tereftalato de Etila).
Com esta ideia podemos montar Canteiros Suspensos em vários ambientes como, por exemplo, em sua própria casa ou até em escolas com o intuito de mostrar para aos alunos que muitos são os alimentos que consumimos e são produzidos pela terra, um tipo de horta para um lugar onde, infelizmente, não há espaço, o que torna o projeto muito mais rico, principalmente, pelo fato do plantio e colheita dos vegetais.
Embora seja uma especie de horta compacta podemos desenvolver com esses modelos de Canteiros Suspensos atividades para o cultivo de plantas com pouca raiz como por exemplo, temperos, como salsinha e cebolinha, ervas medicinais e flores e, a partir daí, enriquecer a merenda escolar.
Para a construção deste projeto prefira sementes às mudas, pois desta forma é possível acompanhar todo o processo de germinação. Também é necessário explicar que para as plantas crescerem viçosas é preciso que tomem cinco horas de sol por dia,por este motivo não podemos desenvolver este projeto em sala de aula, que precisam de água diariamente, e na época de calor são necessárias duas regas uma bem cedo e outra no final da tarde. Além de explicar que na hora da colheita é necessário um cuidado especial, pois devemos evitar que as raízes morram, principalmente, da salsinha e da cebolinha, uma das dicas essenciais é cortar as ervas três dedos acima da terra.
Então vamos agora aprender a criar os Canteiros Suspensos com materiais recicláveis.


PASSO A PASSO
Canteiros Suspensos de PET
¬¬


Materiais necessários:
3 garrafas PET (Poli Tereftalato de Etila) de 2 litros.
3 suportes para floreira.
1,2 kg de terra.
800 grs de adubo.
1 kg de areia.
Sementes com pouca raiz.
Água.
Estilete.
12 parafusos com buchas.
Pá e rastelo.

Como fazer:
1º) Cortando as garrafas: Corte as estilete com o estilete, faça uma abertura de 13 por 20 centímetros nas três garrafas. Duas delas, que servirão de jardineiras, devem ser furadas na parte de baixo para que a água escorra. A terceira garrafa terá a função de armazenar a água excedente da rega.

2º) Preparando a terra: Misture partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido, que não tem cheiro como o de galinha. Coloque a terra em duas garrafas, plante as sementes e regue.

3º) Evite a água parada: Coloque areia na terceira garrafa, que funcionará como prato. Assim, você impede que surjam na água focos de mosquito da dengue.

4º) Pendure a horta: Escolha uma parede em que bata bastante sol e fixe os suporte, deixando 20 centímetros de espaço entre um e outro. Pendure as jardineiras a uma altura que permita a visualização das plantas.



Dicas:
Outras opções para montar sua horta é criar seu próprio suporte como, por exemplo, pendurar as garrafas com cordas finais, que são mais baratas, já para deixar os canteiros mais bonitos, pinte-os com tinta acrílica.


Esquema de Montagem
dos Canteiros Suspensos
com cordas finas
¬¬


Crie sua horta com Canteiros Suspensos de garrafa PET, use mais esta ideia sustentável.


Mais uma ideia para a construção de um Planeta sustentável.



Fonte da montagem de Canteiros Suspensos de Garrafa PET: http://novaescola.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário