sexta-feira, 8 de junho de 2012

Livro: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica

Neste post irei falar à respeito de um livro, muito bom, que descobri em minha biblioteca e começei a ler para entender um pouco mais sobre os assuntos abordados no Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, o livro em questão é "Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica", dos autores José Manuel Moran, Marcos T. Massetto e Marilda Aparecida Behrens, da Editora Papirus.


Este livro é dividido em quatro partes, uma apresentação e três capítulos que abordam: 1- O ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas (José Manuel Moran); 2- Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente (Marilda Aparecida Behrens); e 3- Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia (Marcos T. Massetto).
Devido a grande inspiração que o Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis tem me proporcionado resolvi ler o livro, que me incentivou mais à buscar novas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula.
Uma das partes que mais me chamou à atenção ao ler o livro está no primeiro capítulo, escrito por José Manuel Moran:

A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesma-, a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, "tocando" as pessoas na tela, pessoas estas que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar. A relação com a mídia eletrônica é prazerosa - ninguém obriga que ela ocorra; é uma relação feita através da sedução, da emoção, da exploração sensorial, da narrativa - aprendemos vendo as histórias dos outros e as histórias que os outros nos contam. Mesmo durante o período escolar a mídia mostra o mundo de outra forma - mais fácil, agradável,compacta - sem precisar fazer esforço. Ela fala do cotidiano, dos sentimentos, das novidades. A mídia continua educando como contraponto à educação convencional, educa enquanto estamos entretidos. (Moran, 2001, p. 33).


Para você que tem interesse em aprender mais sobre Tecnologias em sala de aula, faça a leitura deste livro maravilhoso.
Faça o possível e o impossível para inserir em suas aulas atividades com o uso da tecnologia, seja ela de informação ou comunicação, pois, hoje, é importantíssimo a implantação de novas metodologias em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário