quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como elaborar um Projeto Pedagógico?

Você já teve dúvidas referente a como elaborar um Projeto?
O post de hoje vai ensinar, passo a passo, de como elaborar um Projeto Pedagógico.
Como sabemos a metodologia de projetos
Primeiramente, precisamos deixar bem claro que o professor é autor de sua prática, ou seja, é preciso investir tempo e estudo para a elaboração de um projeto, pois não adianta nada copiar modelo,o correto é utilizar como base modelos existentes em todos os tipos de meios, porém o Projeto somente funcionará se fizer algum sentido para a turma, o professor e a unidade escolar em geral.
O primeiro ponto, e o mais importante, é a escolha do tema para a realização do Projeto, esse tema deve ser escolhido por meio de questões que precisam ser respondidas e possibilitam um contato com práticas sociais reais, ou seja, do interesse dos envolvidos no Projeto em questão, por este motivo é necessário ser, extremamente, significativo.
O segundo passo é o objetivo, este é parte essencial e primordial para a elaboração de um Projeto, porém tem que ser o mais claro possível, caso contrário, se perde em meio de tantas possibilidades, então para a elaboração do Projeto crie um objetivo geral e alguns específicos, também é preciso estar atento ao tempo de execução do Projeto, pois somente desta maneira será possível organizar as possibilidades que surgem, selecionando o que realmente é significativo.
Referente aos conteúdos abordados no Projeto não é necessário que todos girem em torno dele, pois é por meio de sua realização que os envolvidos poderão produzir conhecimento e compartilhar experiências.
O primeiro e mais importante passo para a elaboração de um Projeto é o incentivo, ou melhor, a sensibilização dos envolvidos, ou seja, neste momento sugerimos conversas, seja por meio da leitura de um livro, uma visita realizada, uma vivência em sala de aula, uma dúvida levantada, um filme ou mesmo um questionamento surgido, a partir deste momento iremos propor o tema para a realização do projeto.
O segundo momento envolve a socialização dos conhecimentos prévios, ou seja, o que já sabemos sobre o tema proposto. Em seguida iremos formular os objetivos específicos, ou não de nosso Projeto, ou seja, vamos responder o que queremos e para quê queremos saber sobre o tema proposto. Logo após a formulação dos objetivos iremos elaborar o plano cooperativo, ou seja, planejar o que será feito para a realização do Projeto.
Depois de tudo posto no papel chega a hora da realização das ações planejadas com os registros dos conhecimentos que vão sendo construídos pelos envolvidos durante todo o trabalho, ou seja, o desenvolvimento do projeto, que pode ser feito por meio de relatos escritos, desenhos, fotos, vídeo, entre outros recursos. Desta forma chegaremos ao ponto mais alto do Projeto, a apresentação do que foi produzido durante o projeto, ou seja, a socialização das conclusões.
E por fim chegamos a retomada do plano cooperativo, neste ponto iremos fazer a avaliação e auto-avaliação da trajetória de todos os envolvidos durante o processo analisando as dificuldades e contribuições encontradas.
Agora você está por dentro de como é possível elaborar um projeto, entendendo os principais pontos a serem trabalhos, e descobrindo que é muito mais fácil e simples do que você imaginava, então "bora" montar um Projeto para ser desenvolvido ainda no ano de 2012?!



Referência Bibliográfica
MEYER, Ivanise Corrêa Rezende. Brincar e Viver: Projetos em Educação infantil. 3ª ed. - Rio de Janeiro: Editora Wak, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário