sexta-feira, 8 de junho de 2012

Acessibilidade na Web

O tema de hoje já foi discutido no mês de Maio, porém novamente vamos falar à respeito de Acessibilidade na Web.
No mês de Maio um dos posts apresentados falou sobre os diversos endereços eletrônicos que disponibilizam uma Avaliação Automática de Acessibilidade à Web, hoje iremos conhecer o símbolo que representa a Acessibilidade à Web.


Você já se perguntou o por quê dos principais sites do Governo do Estado de São Paulo não terem Acessibilidade para a Web?
Ao fazer uma Avaliação Automática do site http://www.educacao.sp.gov.br/ pelo endereço eletrônico http://www.dasilva.org.br foi possível analisar que o site analisado não fornece alguns requisitos importantíssimos como, por exemplo, um equivalente textual a cada imagem, facilidade de identificação dos frames e sua navegação, utilização de unidade relativas e não absolutas nos valores dos atributos de tabelas e textos, entre outros requisitos que são essenciais para a construção da Inclusão Digital.
Hoje, falamos tanto em Inclusão Digital e não estamos capacitados a utilizar os recursos existentes, simplesmente, por não estar adaptado a esta nova realidade.
É necessário promover a Acessibilidade à Web a diversidade humana, este processo deve oferecer um espaço democrático e inclusivo não excluindo, absolutamente, ninguém e para que isso aconteça é preciso discutir quais os principais obstáculos e problemas enfrentadas pela diversidade humana ao navegar pela Web, não esquecendo que essa diversidade é, extremamente, grande e complexa, para desta maneira poder apontar estratégias para ajudar a construir conteúdos acessíveis para a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário